OPERADOR DE SONDA

OPERADOR DE SONDA

  • 200 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 12 Módulos
  • 3 meses de suporte
A inscrição para este curso terminou em 05/02/2020 às 22:18:54
Entrar na lista Seja avisado quando houver novas turmas!
18 anos na Areá Petrolífera, trabalhei na função de Encarregado de Sonda , sou Bombeiro Civil/ Brigadista, Técnico de Segurança/ Regatista, eletrotécnico.
Marcos Aurélio

Apresentação 

O presente curso tem a finalidade de transmitir, aos supervisores de sonda e sondadores do ATP-MO/IP, informações básicas sobre Completação de Poços.

A ênfase do curso é eminentemente prática. Não se atém a rigores de cálculo ou projeto. Busca tão somente transmitir os conceitos básicos da engenharia de poços e dos fenômenos que ocorrem dentro do poço. Assim sendo, faz uso constante das aproximações numéricas e do desprezo de detalhes que dificultariam o entendimento dos conceitos, mas que não comprometem o resultado final.

Além disto, seu foco é em poços convencionais e sondas de plataformas fixas, já que estes são a quase totalidade dos poços do ATP-MO. No entanto, este foco se restringe aos equipamentos de superfície e alguns procedimentos operacionais, já que, dentro do poço, praticamente não há diferença entre completação convencional (seca) e completação submarina.

Para que o curso atinja seus objetivos; e para que cada treinando contribua para o desenvolvimento seu (e de seus companheiros) e para a melhoria contínua do curso, julgamos oportunas algumas considerações: 

Uma definição de qualidade coloca esta como um confronto entre a expectativa criada e o produto recebido. No atual estado da vida profissional da grande maioria dos treinandos, a curva de conhecimento acumulado encontra-se bem desenvolvida. Assim, eventos como este curso representam modestos acréscimos nesta curva. Entretanto, tais acréscimos, embora aparentemente pequenos, representam grandes ganhos para a eficiência e a segurança operacional, com decorrentes lucros e prazer no trabalho. Assim, os treinandos devem administrar suas expectativas de sorte a manter ao longo do curso o interesse e a concentração.

Este curso não é de apresentação de novidades, mas sim de homogeneização. Cada participante deve estar atento a identificar suas lacunas de conhecimento, se houver, e preenchê-las. Isto também constitui desafio ao interesse e à concentração. 

Como os treinandos possuem conhecimento acima do mínimo necessário em muitos dos tópicos abordados no curso, é natural e muito bem-vindo que estes procurem contribuir ao longo das práticas de ensino/aprendizagem com suas informações, opiniões e depoimentos. Esperamos que isto ocorra, de uma forma ordenada. Uma vez que o objetivo principal é homogeneização de conhecimentos em torno do mínimo necessário em todos os tópicos, os treinandos devem contribuir para a coordenação dos instrutores e estarem atentos a preencher suas próprias lacunas.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Supervisores de sonda, sondadores, Torristas e plataformistas. 

Marcos Aurélio
"18 anos na Areá Petrolífera, trabalhei na função de Encarregado de Sonda , sou Bombeiro Civil/ Brigadista, Técnico de Segurança/ Regatista, eletrotécnico."

   

18 anos de experiência em atividades de Exploração e Produção – E&P de Petróleo e Gás, com ênfase nas operações de Perfuração, Completação, Estimulalação e Workover de poços, onde atuei nos diversos contratos da PETROBRAS, acompanhei trabalhos com ênfase nas áreas onshore e offshore localizadas nas regiões compreendidas entre os Estados do Rio grande do norte, Sergipe, Amazonas (Urucu), Rio de Janeiro e São Paulo (Bacias Sedimentares Interiores: Região Da bacia de campos e bacia de santos na perfuração de poços e na completação de poços no Rio Grande do Norte). Trabalhei em diversos poços em avaliação exploratória no E&P com analise em situações operacionais de segurança, fui tutor de segurança em plataforma nas operações de riscos de movimentação de cargas, linhas pressurizadas, manuseio de maquinas e equipamentos e no aprendizado de novos recrutas, recebi certificado de 3 anos sem acidentes neste período, atuei na equipe de brigada e como brigadista em campo qualificando a equipe, possuo experiência em Sistemas de Gestão de Qualidade, Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente envolvendo a implantação da Norma ISO 9001: 2000 / 2008 e sistema de qualidade, além de auditoria interna com experiência comprovada, em períodos logos ou curtos de trabalho em finalizações de contratos entrei outras empresas executando minhas habilidades.


Voltar ao topo